Manutenção Preventiva Centro-Rabeta Diesel
A cada 100 horas ou a cada 3 meses, o que ocorrer primeiro - engraxar estrias do eixo das hélices
OBS: Utilizar a graxa Volvo Penta especial para este fim
1.ª manutenção preventiva (de 20 a 50 horas ou 6 meses, o que ocorrer primeiro) - mesmo procedimento de “A cada 100 horas ou a cada 6 meses, o que ocorrer primeiro”, com as seguintes ressalvas:
- verificar anodos (rabeta e espelho)
- verificar contaminação do óleo da rabeta
- verificar e ajustar correias (todas)
A cada 100 horas ou a cada 6 meses, o que ocorrer primeiro - trocar óleo do motor
- trocar filtros (ar, óleo, ventilação do carter e combustível)
- trocar elemento do filtro Racor
- trocar anodos (rabeta e espelho)
- trocar óleo da rabeta (DP-S e DP-X) – verificar contaminação do óleo no caso de DP e troque se necessário
- trocar correias (compressor e bomba d’água) e verificar as correias do alternador e bomba hidráulica, ajustando todas a cada 50 horas, troque se necessário.
- verificar rotor de bomba de sucção, troque se necessário.
- verificar nível óleo compressor
- verificar nível do óleo hidráulico do trim e direção
- inspecionar esticadores das correias
- inspecionar mangueiras da tomada d’água do motor
- inspecionar sanfona-guia do cabo de engate
- inspeção quanto a possíveis vazamentos de água, óleo e combustível
- inspeção da instalação quanto a possíveis “falhas” em:
- entrada de ar e ventilação da casa de máquinas
- instalação elétrica (chicotes elétricos, cabos, baterias, equipamentos extras, etc.)
- qualquer outro aspecto que venha a prejudicar o correto funcionamento e manutenção dos motores
A cada 200 horas ou a cada 12 meses, o que ocorrer primeiro - trocar correias (alternador e bomba hidráulica), ajustando todas a cada 50 horas
- trocar rotor de bomba de sucção
- verificar esticadores de correias, troque se necessário
- trocar óleo (rabeta DP / reversor HS1)
- trocar óleo do compressor (motores da linha KAD)
- trocar sanfona do cardan da rabeta
- verificar sanfona de escape da rabeta, troque se necessário
A cada 200 horas - ajustar folga das válvulas
- inspecionar turbina / verificar a pressão da turbina. Levá-la para reparo em oficina especializada se necessário
A cada 300 horas ou a cada 24 meses, o que ocorrer primeiro - trocar esticadores das correias
- verificar pressão de abertura dos bicos injetores em autorizado Bosch (limpeza dos mesmos se necessário) (exceto motores da linha KA(M)D44 e KA(M)D300
A cada 400 horas ou a cada 12 meses, o que ocorrer primeiro - trocar sanfona de escape da rabeta
A cada 400 horas ou a cada 24 meses, o que ocorrer primeiro - trocar as cruzetas da junta universal das rabetas DP e DPX
A cada 12 meses - trocar líquido de refrigeração / limpeza do sistema de arrefecimento
- limpeza das colméias do Trocador de Calor, Aftercooler e Resfriadores de óleo
FONTE: http://www.penta.volvo.se/br